Especial Aniversário: David Cronenberg



14 de Março de 2017


Para comemorar a data, preparamos uma lista com 10 filmes icônicos do diretor.





É impossível falar sobre cinema independente sem trazer David Cronenberg. O diretor canadense vem mostrando sua visão bizarra há meio século, começando com o curta-metragem Transfer em 1966. Como um dos cineastas mais fascinantes e influentes do mundo, Cronenberg nunca assumiu um projeto em que ele não estava especificamente envolvido ou obcecado. Já ganhou em torno de 68 prêmios, incluindo um Treinador de Ouro do Festival de Cinema de Cannes em 2006 e um prêmio Lifetime Achievement da Guilda do Diretor do Canadá.

Hoje, dia 15 de março, David Cronenberg completa 74 anos. Preparamos uma lista com 10 filmes icônicos desse mestre:

10. eXistenZ (1999)

Uma renomada designer (Jennifer Jason Leigh) de jogos de realidade virtual, criadora de um novo jogo interativo chamado eXistenZ, é vítima de uma intensa perseguição por fanáticos religiosos que querem assassiná-la. Em fuga, é forçada a se esconder com um guarda de segurança novato (Jude Law), decidido a protegê-la. Porém, durante a perseguição os dois experimentam um mundo onde os limites entre a fantasia e a realidade não existem e nada é o que parece ser.



9. Gêmeos: Mórbida Semelhança (1988)

Os gêmeos idênticos Beverly e Elliot, brilhantes ginecologistas canadenses, pesquisam a fertilidade feminina em sua clínica particular. A atriz Claire Nívea, que não tem filhos, procura auxílio na famosa Clínica Mantle. Diaognosticada por Beverly como possuidora de um útero tricervical, Claire deve perder a esperança de engravidar. O arrogante Elliot fica fascinado pelo masoquismo da atriz e dorme com ela. Como é de costume compartilharem as pacientes, ele encoraja o irmão a trocar de lugar com ele e os dois passam a se revezar nas visitas a Claire, mas o tímido Beverly se apaixona pela atriz, e influenciado por ela, começa a usar drogas.



8. Os Filhos do Medo (1979)

Com problemas mentais, Nola Carveth é internada pelo marido Frank na moderna clínica do Dr. Hal Raglan, que criou um novo processo de psicanálise em que incentiva seus pacientes a exorcizar e exteriorizar seus medos. Mas a situação sai do controle quando a mulher sofre um estranho processo de somatização e passa a gerar criaturas de maneira anormal - os Filhos do Medo.



7. A Mosca (1986)

Seth Brundie (Jeff Goldblum) é um cientista que trabalha em uma nova invenção, uma máquina de teletransporte - a TelePod. Ao seu lado, tem Verônica (Geena Davis), uma jornalista que acompanha seus projetos acreditando ser essa a história do ano. Ao experimentar seu novo invento, Seth não percebe que uma mosca entrou na cabine de teletransporte. O imprevisto faz com que os padrões moleculares do homem e do inseto se misturem e, pouco a pouco, o cientista vai sofrendo transformações.



6. Enraivecida na Fúria do Sexo (1977)

Rose (Marilyn Chambers) é uma menina azarada que se envolve em um acidente de moto na frente de uma clínica de cirurgia plástica. Depois de obter um enxerto experimental de pele, Rose desenvolve um ferrão fálico retrátil em sua axila, que suga sangue e transforma suas vítimas em zumbis.



5. Scanners - Sua Mente Pode Destruir (1981)

Reunidos em uma organização clandestina, os scanners preparam a derrubada do governo dos estados unidos, a partir dai, a dominação mundial. O governo, para combatê-los, começa a contratar seus próprios scanners, através de lavagens cerebrais e "conversões" forçadas.



4. Marcas da Violência (2005)

Tom Stall (Viggo Mortensen) leva uma vida tranquila e feliz na pequena cidade de Millbrook, no estado de Indiana, onde mora com sua esposa Edie (Maria Bello) e seus dois filhos. Um dia essa rotina é interrompida quando Tom consegue impedir um assalto em seu restaurante. Percebendo o perigo, Tom se antecipa e consegue salvar seus clientes e amigos e, em legítima defesa, mata dois criminosos. Considerado um herói, Tom tem sua vida transformada a partir desse momento. A mídia passa a seguí-lo, o que o obriga a falar com ela regularmente, mas ele deseja sua vida de volta. Surge então em sua vida Carl Fogarty (Ed Harris), um misterioso homem que acredita que Tom lhe fez mal no passado.



3. Mapas para as Estrelas (2014)

Agatha Weiss (Mia Wasikowska) acabou de chegar a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana (Robert Pattinson), um jovem motorista de limusine que sonha se tornar ator. Eles começam a sair juntos e flertar um com o outro, por mais que Agatha mantenha segredo sobre seu passado. Não demora muito para que ela comece a trabalhar para Havana Segrand (Julianne Moore), uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Paralelamente, o garoto Benjie Weiss (Evan Bird) enfrenta problemas ao lidar com seu novo colega de elenco, já que é a estrela principal de uma série de TV de relativo sucesso. Entretanto, como esteve internado recentemente, está sob a atenção especial de sua mãe (Olivia Williams) e dos produtores da série, que temem um escândalo.



2. Crash - Estranhos Prazeres (1997)

James Ballard (James Spader) se envolve em um terrível acidente onde seu carro atinge outro onde há um casal. O homem morre e a mulher fica muito ferida., mas após o trauma ela acaba se tornando amante de james. Ele passam a frequentar um grupo que tem como fetiche a reconstituição de acidentes de carros, nos quais pessoas famosas morreram. No entanto, essas reconstituições são feitas sem nenhuma segurança o que aumenta o risco de quem participa dessas simulações criando um clima de grande excitação para a platéia.



1. Videodrome - A Síndrome do Vídeo (1983)

Max Renn (James Woods), o dono de uma pequena emissora de tv a cabo, capta imagens de uma "snuff", que seriam cenas de pessoas que eram realmente torturadas e mortas. Inicialmente os sinais pareciam vir da Malásia, mas depois descobre-se que eram de Pittsburg. Max fica sabendo que esta transmissão se chama Videodrome, muito mais que um mórbido show de televisão. Ele então começa a sofrer efeitos bizarros e alucinógenos destas transmissões, se vendo no meio das forças que criaram e querem controlar o Videodrome e descobre que seu corpo pode ser a última arma que poderá usar contra seus inimigos.