10 Curiosidades Sobre "2001 – Uma Odisseia no Espaço"



27 de Abril de 2018


Filme completa 50 anos do lançamento



Exibido pela primeira vez em 1968, "2001 – Uma Odisseia no Espaço" é considerado um dos maiores clássicos da ficção científica de todos os tempos e teve grande impacto cultural e social. Com roteiro e direção de Stanley Kubrick, o longa foi indicado em quatro categorias do Oscar: Melhor direção de arte, Melhor roteiro original, Melhor direção e Melhores efeitos visuais, vencendo esta última.



Para os mais aficionados, separamos 10 curiosidades sobre o filme:



- Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke desenvolveram simultaneamente a história de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Enquanto Kubrick trabalhava em cima do roteiro, Clarke escrevia o livro, com ambos trocando idéias e opiniões durante o trabalho. Era inclusive intenção de Clarke, ao lançar o livro, colocar Kubrick como co-autor da história, mas o diretor não autorizou a utilização de seu nome.

- As teorias conspiratórias que dizem que os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, da Apollo 11, jamais pisaram na Lua ganharam seu primeiro grande fôlego com 2001. O primeiro pouso lunar ocorreu em 1969 e, logo, os conspiratórios começaram a dizer que as famosas imagens dos astronautas na Lua não passavam de montagens feitas por Kubrick usando sobras de cenas de 2001.

- Parte do filme que mostra a evolução humana tem macacos atuando. Desde o lançamento há a crença de que se tratavam de reais chimpanzés – mas a verdade é que, exceto dois filhotes, todos os demais eram humanos travestidos de macacos ou meros bonecos.

- O nome do computador HAL é uma referência indireta a IBM, gigante do ramo de computação. Cada uma das letras da sigla HAL é exatamente uma anterior, em relação ao alfabeto, às letras de IBM.

- Durante as filmagens, o longa era chamado de "Voyage Beyond the Star" (algo como "Viagem Além das Estrelas"). Só que após "Viagem Fantástica" ("Fantastic Voyage") ser lançado em 1966, Kubrick quis que o seu filme não lembrasse em nada esse outro, que ele considerava ruim.

- A banda Pink Floyd quase ficou a cargo da trilha sonora do filme, desistindo por conta de outros compromissos.

- O efeito da caneta flutuante foi conseguido gravando com uma folha de vidro, suspenso em frente da câmara. Kubrick e sua equipe de efeitos tentaram chegar a uma maneira mais profissional de executá-la, mas nada parecia funcionar.

- Alguns historiadores do cinema acreditam que o filme "Road to the Stars" do documentarista russo Pavel Klushantsev influenciou fortemente a cinematografia e efeitos de 2001: Uma Odisseia no Espaço.

- Na primeira sessão do filme, mais de 240 pessoas se levantaram e saíram do cinema, incluindo o astro Rock Hudson que reclamou de não entender a produção. Arthur C. Clarke respondeu com: "Se você entende ‘2001’, então nós falhamos completamente".

- Com custo de US$ 12 milhões, o filme arrecadou US$ 56 milhões em solo norte-americano, mas demorou a engrenas nas bilheterias: o fenômeno boca a boca, principalmente entre os jovens, ajudou a fazer o filme se popularizar. Quase que ele saiu de cartaz antes de a rapaziada poder assisti-lo sob efeitos de alucinógenos.