8 ½ Festa do Cinema Italiano



19 de Julho de 2018


Festival comemora 10 anos em 2018



Nascido em Lisboa em 2008, o festival expandiu a sua programação e alcançou o sucesso em diferentes países de língua portuguesa como Angola e Moçambique.

A primeira edição no Brasil aconteceu em 2014, na cidade de Porto Alegre. Com a intenção de promover a qualidade do cinema italiano junto ao público brasileiro e encontrar um maior espaço na oferta cultural do País para o cinema italiano.

Em 2018, o festival volta às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife, e chega também a Goiânia, Vitória, Florianópolis e Belém.

A imagem da 11ª edição do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano ficou a cargo da design Clara Barbacini e da fotógrafa Joana Linda e se inspira nos gestos utilizados por italianos com o objetivo de divulgar o seu significado e convidar o público para o festival.



As unidades do Espaço Itaú de Cinema que recebem o Festival são: Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Augusta.

Confira os filmes:



Emma (Il Colore nascosto delle cose)



Itália - 2017 - 115 min. - 14 anos - Romance
Direção: Silvio Soldini
Elenco: Valeria Golino, Adriano Giannini, Arianna Scommegna

Teo é um homem criativo, seguro de si, trabalha em uma grande agência de publicidade e vive rodeado de mulheres. Mas um dia conhece Emma, uma médica osteopata, que faz das suas limitações as suas melhores qualidades. Emma, que desde criança não consegue ver, utiliza os outros sentidos para interagir com o mundo à sua volta. Uma história de amor única, tenra e original, onde os protagonistas aprendem a deixar-se conduzir em uma escuridão que não provoca medo. Apresentado no Festival de Veneza, Emma conta com uma grande atuação de Valeria Golino, num papel exigente, mas perfeitamente interpretado.


Pobres, Mas Ricos (Poveri ma ricchi)



Itália - 2016 - 90 min. - 12 anos - Comédia
Direção: Fausto Brizzi
Elenco: Christian De Sica, Enrico Brignano, Lucia Ocone

Os Tucci, uma família muito humilde de uma aldeia na região de Lazio, ganham na loteria. Tornam-se bilionários e decidem ir para Milão, viver num hotel 5 estrelas, para desfrutar da vida noturna e dos luxos. No entanto, começam a perceber que os tempos mudaram e que os ricos de hoje não são como os do passado: são discretos, ambientalistas, apoiam causas sociais e andam de bicicleta... Com base numa comédia francesa de grande sucesso, Les Tuche, Poveri ma ricchi (Pobres, mas ricos) é um filme onde redescobrimos o típico humor da comédia italiana, com uma equipe de atores competentes, servidos por diálogos espirituosos. Após o incrível sucesso do filme, já existe uma continuação na Itália: Poveri ma ricchissimi.


A Ternura (La tenerezza)



Itália - 2017 - 103 min. - 14 anos - Drama
Direção: Gianni Amelio
Elenco: Micaela Ramazzotti, Renato Carpentieri, Elio Germano

Lorenzo, um advogado aposentado que vive em Nápoles, é egoísta, incapaz de amar, e vive em conflito com os seus próprios filhos. De volta a casa depois de ter um ataque cardíaco, desenvolve uma inexplicável afeição pelos novos vizinhos, uma família que acabou de se mudar para a casa em frente. A harmonia cresce entre as duas famílias até que um drama imprevisível perturba a existência de todos. Um melodrama sóbrio e implodido, atravessado por esmagadoras forças subterrâneas, capaz de explorar com atenção e intuito a complexidade dos sentimentos humanos. Gianni Amelio, um dos mais relevantes realizadores da sua geração (As Chaves de Casa, O Ladrão de Crianças) regressa com um filme magistral sobre a necessidade insubstituível da ternura que todos procuramos.


Made in Italy (Made in Italy)



Itália - 2018 - 104 min. - 14 anos - Drama
Direção: Luciano Ligabue
Elenco: Tobia De Angelis, Stefano Accorsi, Kasia Smutniak, Gianluca Gobbi, Filippo Dimi, Fausto Maria Sciarappa, Alessia Giuliani, Walter Leonardi

Riko é um homem com grandes virtudes, mas com pouca sorte, encalhado em um trabalho que não lhe permite manter a família e em luta contínua contra uma sociedade que não o representa. Mas Riko tem um recurso especial, seus amigos, com os quais enfrenta qualquer dificuldade. Numa Itália onde a precariedade profissional e sentimental tornou-se normalidade, Luciano Ligabue, famosíssimo músico italiano, nos conta uma história de grande humanidade, onde os sentimentos das pessoas ecoam mais forte que tudo.


Aqui Em Casa Tudo Bem (A Casa Tutti Bene)



Itália - 2018 - 108 min. - 14 anos - Drama
Direção: Gabriele Muccino
Elenco: Stefano Accorsi, Carolina Crescentini, Elena Cucci, Tea Falco, Pierfrancesco Favino

São as bodas de ouro de Pietro e Alba, ocasião única para festejar convidando a família inteira para a maravilhosa Ilha de Ischia, em Nápoles. Música, comida e sorrisos acompanham este encontro, mas quando uma tempestade bloqueia o numeroso grupo na ilha, obrigando-os a compartilhar a casa, os rancores e as hipocrisias escondidas durante muitos anos emergem de forma imprevista. Grande sucesso de bilheteria e com um elenco de grandes intérpretes, A casa tutti bene (Aqui por casa tudo bem) marca o regresso de Gabriele Muccino ao cinema italiano (À Procura da Felicidade, O Último Beijo) com um filme de grande impacto emotivo.



A Vida em Família (La Vita in Comune)



Itália - 2017 - 110 min. - 12 anos - Comédia dramática
Direção: Eduardo Winspeare
Elenco: Gustavo Caputo,Celeste Casciaro,Antonio Carluccio

Em Disperata, uma pequena cidade no sul da Itália, o melancólico Filippo Pisanelli se sente terrivelmente incompetente em seu papel de prefeito. Somente seu amor pela poesia e sua paixão pelas leituras que faz aos detentos da região dão algum alívio a seu estado de depressão. Na prisão, ele conhece Pati, um ladrão de galinhas também nascido em Disperata. O ladrãozinho e seu irmão sonhavam em se tornar os chefes da máfia de Capo di Leuca, mas o encontro com a literatura muda tudo, e uma amizade incomum surge entre os três, potencializando escolhas corajosas. Um dos filmes mais bem acolhidos no Festival de Veneza 2017.


Uma questão pessoal (Una Questione Privata)



Italia - 2017 - 84 min. - 14 anos - Drama
Direção: Paolo e Vittorio Taviani
Elenco: Luca Marinelli, Francesco Turbanti, Valentina Bellè

1943, durante a guerra de libertação nas Langhe, as colinas do sul do Piemonte, o militar Milton encontra-se dividido entre a luta contra os nazi-fascistas, a amizade com os companheiros do exército e seu amor clandestino por Fulvia. Paolo e Vittorio Taviani confrontam uma das obras mais importantes da literatura italiana, Uma questão pessoal, de Beppe Fenoglio. Este filme atesta a longa militância cinematográfica dos realizadores de Padre Padrone e de César Deve Morrer confirmando, simultaneamente, a juventude artística da dupla com uma obra de grande rigor filológico, mas capaz de surpreender o espectador.


A Garota na Névoa (La ragazza nella nebbia)



Itália - 2017 - 127 min. - 14 anos - Policial
Direção: Donato Carrisi
Elenco: Toni Servillo, Jean Reno, Alessio Boni

Uma adolescente desaparece em uma aldeia alpina do norte da Itália. Imediatamente, encontra-se um bode expiatório, um professor que chegou recentemente e de quem pouco se sabe. A primeira obra cinematográfica de Donato Carrisi, um dos escritores italianos de policiais mais conhecidos internacionalmente, A garota na névoa é um filme de grandes ambições, com uma realização soberba e um elenco notável (Toni Servillo e Jean Reno). A construção da intriga, cheia de surpresas, mistura-se com a crítica ao papel ambíguo desempenhado pelos meios de comunicação social, envolvendo o espectador num conto pouco banal.


Dogman (Dogman)



Italia - 2018 - 102 min. - 16 anos - Drama
Direção: Matteo Garrone
Elenco: Marcello Fonte, Edoardo Pesce, Alida Baldari Calabria

Marcello é um homem franzino e tranquilo que trabalha em um modesto petshop na periferia de Roma. Mantém uma ambígua relação de submissão com Simone, um ex-boxeador que aterroriza o bairro inteiro. Mas após mais uma prepotência do violento amigo, Marcello planeja uma terrível vingança. Baseado em uma das páginas das crônicas mais sangrentas do recente passado italiano, Dogman consegue tornar-se um inquietante retrato sobre a Itália dos dias de hoje, onde não existe a solidariedade e a lei vigente é a do mais forte. Palma de Ouro em Cannes pela magnífica interpretação de Marcello Fonte.


Fortunata (Fortunata)



Italia - 2017 - 103 min. - 16 anos - Drama
Direção: Sergio Castellitto
Elenco: Jasmine Trinca, Stefano Accorsi, Alessandro Borghi

Fortunata tem uma vida atormentada, uma filha de oito anos e um casamento fracassado. Cabeleireira à domicílio, vive nos subúrbios e atravessa a cidade diariamente para tratar do cabelo de senhoras burguesas. Fortunata luta todos os dias com uma determinação feroz para realizar seu sonho: abrir o seu próprio salão e controlar o seu destino, conquistando a sua independência e o direito à felicidade. Fortunata é uma incursão íntima e poderosa na Itália de hoje, que luta para chegar ao fim do mês e que, apesar das dificuldades, com seu voluntarismo, consegue manter a cabeça erguida. Um hino poético à fúria de viver, com Sergio Castellitto muito inspirado e uma combativa Jasmine Trinca, agraciada com o prêmio de Melhor Atriz na Mostra Un Certain Regard da última edição do Festival de Cannes.


Nico, 1988 (Nico, 1988)



Italia - 2017 - 93 min. - 14 anos - Drama
Direção: Susanna Nicchiarelli
Elenco: Tryne Dirholm, John Gordon Sinclair, Anamaria Marinca

Vencedor da Mostra Orizzonti (Horizontes) do Festival de Veneza, Nico, 1988 é uma cinebiografia musical sobre a última fase da vida de Nico, ícone feminino dos Velvet Underground e musa de Andy Warhol. O filme retrata a vocalista naquela que seria a sua última turnê solo, enquanto tenta restabelecer a relação com o filho e lidar com a sua dependência química e depressão. Retratar uma figura tão icônica como a de Nico não se previa tarefa fácil, mas Susanna Nicchiarelli conseguiu um excelente resultado através de um filme onde o fragmento é mais importante do que a totalidade, onde o olhar cansado e desiludido de Trine Dyrholm, a maravilhosa atriz dinamarquesa que interpreta Nico, esconde mil historias que não precisam de ser contadas.

Confira o trailer: