O premiado "Pássaros de Verão" estreia nesta quinta-feira (22)



19 de Agosto de 2019


Aclamado pela crítica, o filme está chegando ao Espaço Itaú de Cinema com 2 pontos extras para cadastrados no Clube do Cinéfilo

 



Com estreia no Festival de Cannes/2018, o filme se passa na Colômbia e acompanha a família do povo Wayúu, liderada por Rapayet Abuchaibe e pela sogra Úrsula Pushaina, que sentirá na pele as transformações ao longo da década que mudou o país. O longa revela anos de contrabando e "La Bonanza Marimbera", o lucrativo comércio da venda de maconha para os Estados Unidos, que marca o fim de uma era na Colômbia.

Para Ciro Guerra, um dos diretores de "Pássaros de Verão", o filme relata uma história completamente diferente daquelas que já foram contadas sobre crimes e tráfico de drogas: "É a biografia original, o começo de tudo, é a base daquilo que nós ainda estamos vivendo. Uma história local, mas, ao mesmo tempo, é a narrativa universal..."

No entanto, a codiretora Cristina Gallego destaca um aspecto que se desenvolve na trama: "La Bonanza Marimbera’ é uma metáfora do que acontece com a Colômbia, país que entrou para a história com todos esses cultivos ilícitos, fazendo com que fôssemos identificados como traficantes de drogas. Eu queria investigar o que acontecia por trás disso, como isso poderia afetar uma família e é o que vemos em Pássaros de Verão: a tragédia de uma família que, metaforicamente, representa uma nação. "



O longa conta com um elenco bem conhecido na Colômbia, como Natalia Reyes, que está na nova sequência da franquia "O Exterminador do Futuro", a atriz de teatro Carminã Martínez e os atores José Acosta e Wayúu José Vicente Cotes nos papéis principais.

"O impressionante mérito desta narrativa se encontra na capacidade de unir a epopeia fictícia a um discurso sociopolítico profundo e uma construção estética impressionante. A direção de fotografia extrai o melhor da captação em 35mm, do formato scope e das discretas movimentações de câmera, valorizando tanto os personagens quanto a força dos espaços. Cada enquadramento soa minuciosamente pensado e iluminado, em conjunção com a montagem contemplativa, mas bem ritmada, e um trabalho de direção de arte que jamais confunde a riqueza cultural dos wayúu com uma forma de exotismo" - é assim que o portal Adoro Cinema descreve o novo longa da Arteplex Filmes.

Ansioso (a) para assistir a "Pássaros de Verão"? Compre já seu ingresso aqui.




Quem conferir esta grande estreia no Espaço Itaú de Cinema, ainda ganha 2 pontos no Clube do Cinéfilo. Se você ainda não faz parte, cadastre-se aqui.