Dia do Cinema Brasileiro



16 de Junho de 2016


Vem conhecer um pouco mais do cinema brasileiro e suas grandes obras!



Dia do Cinema Brasileiro



Há 118 anos atrás, o cinegrafista italiano Affonso Segretto filmou sua chegada ao Brasil. Batizado de "Uma Vista da Baia de Guanabara", o filme se tornou o primeiro registro cinematográfico do país, que infelizmente, se perdeu devido a ação do tempo.

Mas foi somente na década de 70 que a data passou oficialmente a ser relacionada e comemorada como "Dia do Cinema Brasileiro".

Os primeiros filmes "posados", ou de ficção, feitos no Brasil eram em geral realizados por pequenos proprietários de salas de cinema do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo frequentemente reconstituições de crimes já explorados pela imprensa, como por exemplo, o média "Os Estranguladores", de Francisco Marzullo, 1906, considerado o primeiro a fazer sucesso, com mais de 800 exibições no Rio.

Outros que se destacaram na época foram: "O Crime da mala", de Francisco Serrador, 1908, e "Noivado de Sangue", de Antonnio Leal, 1909.

Mas não só de crimes viveu o cinema brasileiro em seus primórdios! Também foram produzidas comédias, como o curta "Nhô Anastácio chegou de viagem", de Marc Ferrez, 1908.

Em 1909 surgem os filmes cantados, com os atores dublando-se ao vivo, por trás da tela. Foi puro sucesso e resultou na filmagem de revistas musicais como "Paz e amor", 1910, uma sátira ao presidente Nilo Peçanha. Além de trechos de óperas como "O Guarany", 1911.

Infelizmente, não existem sequer fragmentos desses filmes.

Depois disso o cinema brasileiro passou por altos e baixos, foi das produções dos estúdios Vera Cruz às Chanchadas. Sem contar clássicos internacionalmente reconhecidos do diretor e ator José Mojica Marins, o Zé do Caixão.

Para contar um pouquinho dessa história precisaríamos escrever um livro que teria muitas e muitas páginas. Então fica aqui uma lista com algumas das melhores obras do cinema brasileiro:

Dias Melhores Virão – 1989 – Cacá Diegues




O Quatrilho – 1995 – Fábio Barreto




Central do Brasil – 1998 – Walter Salles




O Auto da Compadecida – 2000 – Guel Arraes




Deus e o Diabo na Terra do Sol – 1964 – Glauber Rocha




O Pagador de Promessas – 1962 – Anselmo Duarte




O Que É Isso Companheiro? – 1997 – Bruno Barreto




A Hora da Estrela – 1985 – Suzana Amaral




Tropa de Elite – 2007 – José Padilha




Sai da Frente – 1952 – Abílio Pereira de Almeida e Tom Payne