Só Freud explica... as Hestórias da Psicanálise



11 de Setembro de 2016


Documentário "Hestórias da Psicanálise - Leitores de Freud" estreia dia 15 de setembro no Espaço Itaú de Cinema




Dirigido pelo psicanalista Francisco Capoulade, filme tem depoimentos de Christian Dunker, Lya Luft, Joel Birman, Paulo Sergio Rouanet e Monique David-Ménard, entre outros renomados profissionais.

"Só Freud explica..." é um dos jargões mais utilizados nas conversas de botecos, nos papos entre amigos, nas discussões de não especialistas. E foi pensando em aproximar Freud do público que o psicanalista e documentarista Francisco Capoulaude concebeu o projeto HESTÓRIAS DA PSICANÁLISE - Leitores de Freud, usando um neologismo que une histórias e estórias para compor o título do filme.

Hestórias da Psicanálise - Leitores de Freud é o primeiro documentário brasileiro sobre psicanálise e Freud que aborda temas que estão além do campo psicanalítico. Ao falarem de Sigmund Freud, os entrevistados são levados a tratar de cultura, história, traduções, identidades e linguagem. São abordados também os contextos históricos e culturais da Viena, fin du siècle, e do Brasil do século XX, objetos de esclarecimentos e de importantes questionamentos.

Os entrevistados, em sua grande maioria de especialistas e psicanalistas renomados, falam de Freud de maneira próxima, como um personagem de suas próprias vidas. Íntimo demais? Não. Eles estão contando a HISTÓRIA e as ESTÓRIAS que permeiam a psicanálise. Falam do contexto social da época, dos problemas de tradução, da paixão por Freud e das contradições.

André Medina Carone, Antonio Resende, Cristiana Facchinetti, Christian Ingo Lenz Dunker, Claire Gillie, Hannes Stubbe, Joel Birman, Leopold Nosek , Lucia Valladares, Luiz Alberto Hanns, Lya Luft, Marcelo Masagão, Mario Eduardo Costa Pereira, Miriam Chnaiderman, Monique David-Ménard, Paulo César de Souza, Pedro Heliodoro Tavares, Ricardo Goldenberg, Richard Theisen Simanke, Sérgio Paulo Rouanet, Sonia Resende, Susie Orbach e Terêncio Hill são os depoentes de HESTÓRIAS DA PSICANÁLISE - Leitores de Freud, documentário que estreia no dia 15 de setembro.

SOBRE O DIRETOR Francisco Capoulade


Nascido no Rio de Janeiro, Francisco morou em vários lugares do Brasil.

Doutorando pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em cotutela com a École Doctorale Recherches en Psychanalyse pela Université Denis Diderot (Paris VII), Francisco também é Mestre em Psicologia e Bacharel em Filosofia pela PUC de Campinas.

Estudou música na juventude e tocou profissionalmente por quase uma década. É autor de mais de 30 composições e assina a trilha sonora de Hestórias da Psicanálise - Leitores de Freud ao lado de Marcelo Silva e Gustavo Roriz.

Fez vários cursos livres de cinema, incluindo o de documentários na Academia Internacional de Cinema. Desses estudos nasceu seu primeiro curta metragem: APUÊ, que fala da dificuldade de ser índio em uma tribo colada na cidade de São Paulo.

Atualmente desenvolve o curta ficcional ELA, que trata das novas formações familiares.

Só Freud explica... as Hestórias da Psicanálise


Via Trombone Comunica para Espaço Filmes