"Amor Fora da Lei” faz uma elegia à paixão de um casal em fuga



11 de Julho de 2014


Filme faz uso da tensão entre a forma e o conteúdo para contar uma história de amor em imagens, para além do roteiro



Vivendo um amor bandido, o casal de jovens Bob Muldoon e Ruth Guthrie moram no Texas, na década de 70. Ele, que comete pequenos furtos com o apoio dela, acaba indo parar na cadeia e após estar preso descobre que ela está grávida. Bob passa um longo período na prisão e se corresponde com Ruth por meio de cartas onde eles alimentam o sonho de reconstruir a vida a dois após o período da pena. Porém, passados 4 anos, ele consegue fugir e inicia uma busca pela esposa e a filha que ainda não conheceu. O problema é que durante a espera pelo marido, a mulher acaba despertando uma simpatia pelo policial Patrick Wheeller.

Dirigido e roteirizado por David Lowery, Amor Fora da Lei funciona como uma espécie de elegia às tramas que envolvem um triângulo amoroso, vivido na história por Rooney Mara, Casey Affleck e Ben Foster. O filme, faz referência, sem copiar, ao primeiro filme de Terrence Malick, "Terra de Ninguém" (1973). Porém, o principal diferencial entre os cineastas é a simplicidade com que a história de Lowery se desenvolve por meio do roteiro, sem os rodeios de Malick. Abusando da fotografia para retratar a saga de um casal apaixonado em fuga e, utilizando de sua experiência prévia como montador, o diretor utiliza elementos como a trilha instrumental, o uso da luz e da contra-luz com a precisão de um maestro, para fazer com que os espectadores não desviem os olhos da tela.

Amor Fora da Lei fez parte da seleção para o Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance 2013 e também para a semana da crítica do Festival de Cannes, fato que deu ao filme uma projeção internacional e trouxe para o Brasil a segunda produção de Lowery como diretor.