Curiosidades sobre Joaquin Phoenix, o aniversariante da semana



27 de Outubro de 2014


Conheça alguns fatos e curiosidades de um dos atores mais interessantes da atualidade

Curiosidades sobre Joaquin Phoenix, o aniversariante da semana



A família e a ligação com seu irmão



Nascido em Porto Rico, na capital San Juan, Joaquin Phoenix e viveu lá até os quatro anos de idade. Sua família mudava-se com frequência e por conta disso, ele chegou a morar no México e em vários países da América do Sul.



Sua família era composta por vários artistas e o primeiro trabalho de Joaquin foi ao lado de seu irmão, River Phoenix, na série "Seven Brides for Seven Brothers", em 1982. River chegou a ser considerado o mais talentoso ator de sua geração e sua morte foi comparada a de James Dean.

A morte do irmão, fez com que Joaquin se afastasse do cinema e só um ano depois, por insistência dos amigos, é que ele voltou a atuar.

Ativista social



Há muitos anos que o ator faz trabalhos sociais. Ele dá apoio a uma série de organizações humanitárias e é adepto da dieta vegana desde os três anos de idade. O ator é membro do PETA, maior organização de defesa dos direitos dos animais do mundo.

Frequentemente, ele desenvolve trabalhos de cunho social, como o filme "Terráqueos", um documentário sobre a dependência da humanidade nos animais e a forma cruel como ela é tratada. Por esse trabalho, o ator recebeu o "Prêmio Humanitário, no Festival de San Diego, em 2005.



Sempre que um personagem precisa vestir alguma roupa de couro, Joaquin exige que a peça seja feita de materiais sintéticos. Ele inclusive, já se recusou a fotografar para uma grife, vestindo um tênis feito de couro.

Premiações e outras atividades artísticas



Joaquin Phoenix também é cantor. Ele iniciou essa atividade Durante as filmagens de "Johnny & June", filme em que interpreta Johnny Cash. Foi se preparando para esse papel, que Joaquin aprendeu a tocar guitarra, impressionando sua colega de elenco, Reese Whitherspoon. Na trilha sonora do filme, todas as canções são interpretadas pela dupla de atores.



Ele também trabalha por trás das câmeras, tendo dirigido clipes de bandas e produzido séries e filmes, como o longa em que ele também atua, "Os Donos da Noite", de 2007.

Em 2008, Joaquin Phoenix anunciou sua aposentadoria das telas, para se dedicar à carreira musical. Houve boatos de que não se tratava de uma brincadeira ou uma jogada de marketing. Fato é que, quatro anos depois o ator voltou às telas com "O Mestre".

Joaquin já foi indicado 3 vezes ao Oscar. Seus trabalhos que mereceram indicações foram "Gladiador" (2000), "Johnny & June" (2005) e "O Mestre" (2012). Ele ganhou um Globo de Ouro e um Grammy, ambos pela cinebiografia de Johnny Cash.