Definido o filme de abertura do 68º Festival de Cannes



15 de Abril de 2015


Pela primeira vez uma diretora irá abrir o evento.



Definido o filme de abertura do 68º Festival de Cannes



Uma diretora vai abrir pela primeira vez o festival de Cannes. O filme "La Tête Haute" (ainda sem título em português), da francesa Emmanuelle Bercot (Ela Vai), vai ser o filme de abertura do 68° Festival de Cannes, que acontece no dia 13 de maio (quarta-feira).

"La Tête Haute" conta a história de Malony e de sua educação dos 6 aos 18 anos de idade. Período no qual um juiz da vara da infância e um assistente social tentam salvá-lo. Filmado nas regiões de Nord-Pas de Calais, Ródano Alpes e Paris, o filme conta com a participação de Catherine Deneuve, Benoit Magimel, Sara Forestier e Rod Paradot, que interpreta o personagem principal.

"A escolha desse filme pode parecer surpreendente se levarmos em conta as regras que são geralmente aplicadas à cerimônia de abertura do Festival de Cannes", explica Thierry Frémaux, o delegado-geral do evento. "É um claro reflexo da nossa vontade de ver a abertura do Festival com uma obra diferente, que é ao mesmo tempo forte e comovente. O filme de Emmanuelle Bercot faz importantes declarações sobre a sociedade contemporânea, de acordo com o cinema moderno. O filme foca em questões sociais universais, o que o torna perfeito para o público mundial de Cannes", conclui Frémaux.

A estreia mundial de "La Tête Haute" será no Grand Théâtre Lumière do Palais des Festivals, e seu lançamento nos cinemas franceses acontece no mesmo dia, em 13 de maio. O filme já começou a ser vendido em diversos países e no Brasil chega aos cinemas pela Mares Filmes.

Emmanuelle Bercot é uma diretora de filmes, roteirista e atriz. Ela estudou dança em Cours Florent antes de cursar a escola de cinema La Fémis. O seu talento foi descoberto no Festival de Cannes de 1997, quando o seu curta Les Vacances recebeu o Prêmio do Júri. Esse talento foi confirmado dois anos depois com um segundo Prêmio da Cinéfondation por La Puce, seu projeto final de estudante. Em 2001, seu primeiro longa-metragem Clement (Clément), no qual ela interpreta a personagem principal, conseguiu entrar para a seleção oficial da Un Certain Regard (Um Certo Olhar), que é uma mostra paralela do festival. Desde então, ela dirigiu diversos filmes, incluindo Ela Vai (Elle s'en va) de 2015, no qual Catherine Deneuve nos deu uma de suas melhores atuações. Emmanuelle Bercot também co-escreveu o roteiro de Polissia (Polisse) de Maïwenn, que a rendeu o papel principal em seu último filme Mon Roi.

A diretora Emmanuelle Bercot (Pascal Le Segretain/Getty Images)


"La Tête Haute" foi escrito por Emmanuelle Bercot e Marcia Romano, com Guillaume Schiffman como diretor de fotografia. É produzido por Les Films du Kiosque e co-produzido por France 2 Cinéma, Wild Bunvh, Rhóne-Alpes Cinema e Pictanovo com a participação da região de Nord-Pas de Calais. É vendido por Elle Driver e distribuído na França por Wild Bunch.

A 68ª edição do Festival de Cannes vai acontecer do dia 13 ao dia 24 de maio de 2015. O júri do festival será presidido pelos diretores americanos Joel e Ethan Coen, sendo a primeira vez que o júri da premiação será presidido por duas pessoas. O júri de Un Certain Regard será chefiado pela atriz e cineasta ítalo-americana Isabella Rossellini. Já o júri da Cinéfondation e de curtas, pelo diretor maurício Abderrahmane Sissako.

A seleção oficial será anunciada nesta quinta-feira, dia 16 de abril, às 11 da manhã (horário local). Já o longa "La Tête Haute" ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.