Especial Dia do Índio



15 de Abril de 2015


Reunimos alguns filmes com temática indígena.



Especial Dia do Índio



19 de abril é o Dia do Índio. A data comemorativa foi criada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943. Este é um dia para refletir sobre os muitos valores culturais dos povos indígenas, a importância da preservação e o respeito com as diferentes culturas brasileiras.

Separamos alguns filmes que tratam dos índios, sua cultura e modo de vida:

"Índia, a Filha do Sol"




Primeiro filme dirigido por Fábio Barreto, baseado em um conto de Bernardo Élis. De 1982, o longa acompanha a história do envolvimento de um branco, vivido por Nuno Leal Maia e uma índia, interpretada pela então estreante no cinema Glória Pires, e das imensas diferenças culturais entre ambos e a violência do garimpo onde vivem.

"Kuarup"




Da obra de Antonio Callado, o filme narra a história do Padre Nando, que, na década de 1950, saindo de um isolado mosteiro de Recife, começa a trabalhar como missionário no Alto Xingu. Dirigido por Ruy Guerra e com Taumaturgo Ferreira, Claudia Ohana e Maitê Proença no elenco.

"Brincando nos Campos do Senhor"




De 1991, o longa de Hector Babenco é baseado em livro de Peter Matthiessen. O filme foi indicado ao Globo de Ouro de melhor trilha sonora, composta por Zbigniew Preisner e Marlui Miranda. O enredo é sobre um casal de missionários e seu filho pequeno que se embrenha na selva amazônica brasileira para catequisar índios ainda arredios à noção de Deus. O elenco reúne Tom Berenger, John Lithgow, Daryl Hannah, Aidan Quinn e Tom Waits.

"O Guarani"




Existem muitas versões cinematográficas do romance homônimo de José de Alencar, essa, de 1996, é dirigida por Norma Bengell. O filme carrega muitas polêmicas como o processo que a diretora e sua sócia sofreram referentes à prestação de contas da captação de recursos para o filme. Alem disso, a atriz Glória Pires contou que as filmagens não foram nada agradáveis para ela. A atriz relatou muitas brigas entre ela e Norma.

"Tainá – uma Aventura na Amazônia"




Dirigido por Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, o filme lançado em 2001 conta as emocionantes aventuras de uma jovem índia órfã que vive com seu avô, o velho e sábio Tigê, em um belo recanto do Rio Negro, na Amazônia. Com Tigê, ela aprende as lendas e histórias de seu povo, convivendo intimamente com a floresta e seus animais. O longa foi muito recebido pela crítica especializada, recebeu prêmios cinematográficos nacionais e internacionais e teve duas sequências.