Cinco filmes sobre a chegada dos portugueses no Brasil



17 de Abril de 2015


O dia 22 de abril de 1500 já foi tema de muitas produções.



Cinco filmes sobre a chegada dos portugueses no Brasil



A história do Brasil começa em 1500, mais especificamente no dia 22 de abril, quando Pedro Álvares Cabral desembarcou no litoral do nordeste brasileiro. O episódio é recheado de polêmicas, como a utilização do termo "descobrimento do Brasil", que segundo historiadores apresenta uma visão eurocentrista e há também quem diga que houve navegadores anteriores a Cabral que já haviam pisado nestas terras.

Polêmicas a parte, o ocorrido é fundamental para compreender a história da nação e já foi retratado em algumas produções. Separamos algumas delas para celebrar a data e também exemplos de filmes sobre a colonização europeia na América:

"O Descobrimento do Brasil"



Filme de 1936 dirigido por Humberto Mauro e com trilha sonora de ninguém menos que Heitor Vila-Lobos. Mistura de documentário com ficção, o longa conta com textos extraídos da Carta de Pero Vaz de Caminha e apresenta a chegada da frota portuguesa às costas brasileiras. A produção representou o Brasil no Festival de Veneza de 1938.

"A Missão"



Produção britânica de 1986 dirigida por Roland Joffé e com trilha sonora do maestro Ennio Morricone. No final do século XVIII, Rodrigo Mendoza é um mercador de escravos espanhol que faz da violência seu modo de vida, e ele mata o próprio irmão na disputa pela mulher que ama. Porém, o remorso leva-o a juntar-se aos jesuítas, nas florestas brasileiras. Lá, ele fará de tudo para defender os índios que antes escravizara. O elenco conta com Robert De Niro, Jeremy Irons e Liam Neeson e o filme tornou-se um dos grandes clássicos sobre a temática da colonização na América.

"Carlota Joaquina, Princesa do Brazil"



Marco da retomada do cinema nacional, o longa de 1995 foi dirigido por Carla Camurati e protagonizado por Marieta Severo e Marco Nanini. O filme conta parte da história da monarquia portuguesa, e a elevação do Brasil, de colônia do império ultramarino português, a reino unido com Portugal. Abaixo uma foto da estreia do filme no antigo Espaço Banco Nacional, atual Espaço Itaú de Cinema.



"Caramuru, a Invenção do Brasil"



Lançado em 2001, o filme é inspirado na minissérie da Rede Globo, "A Invenção do Brasil". O elenco tem Selton Mello, Camila Pitanga e Deborah Secco, a direção é de Guel Arraes e o roteiro foi escrito por Arraes ao lado de Jorge Furtado. Em tom bem-humorado, o longa tem como ponto central a história de Diogo Álvares, artista português, pintor talentoso, responsável por uma das lendas que povoam a mitologia brasileira — a do Caramuru.

"Desmundo"



Ambientado em 1570, o filme lançado em 2003 aborda a época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores. Falado em português arcaico, o filme fez com que o elenco tivesse que aprender o idioma e foi apresentado com legendas para ajudar na compreensão. O longa foi premiado no Brasil e no exterior.