As cores de Pedro Almodóvar



24 de Setembro de 2015


Cineasta que completa 66 anos é conhecido pelo colorido em seus filmes.



As cores de Pedro Almodóvar



Conhecido pelos exageros, por trabalhar repetidamente com os mesmo atores, pelas mulheres fortes, Pedro Almodóvar está completando 66 anos no dia 25 deste mês. Para homenagear o diretor, reunimos algumas imagens de seus filmes que trazem outra característica marcante em sua filmografia, as cores.

O uso de muitas e fortes cores na cultura espanhola surgiu com o movimento de contracultura espanhol denominado La movida madrileña, durante os primeiros anos da transição da Espanha pós-franquista. Na época prevalecia o espírito underground e o gosto pela cultura alternativa, nas mais diferentes expressões artísticas.

No cinema, Almodóvar tornou-se um dos maiores símbolos desta corrente. Logo em seu primeiro sucesso, "Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão", o cineasta preencheu as telas com muitas cores e nunca mais abandonou o estilo, ficando conhecido pelo colorido, especialmente pelo vermelho.


Na fileira de cima "Kika" e "Tudo Sobre Minha Mãe" abaixo "Abraços Partidos" e "Volver"





Variados cartazes de filmes do cineasta



Cena de "Volver"



Cena de "Tudo Sobre Minha Mãe"



Cena de "Abraços Partidos"



Cena de "Os Amantes Passageiros"



Bastidores de "Silêncio", próximo filme de Almodóvar, ainda sem previsão de estreia


Abaixo, um vídeo de Almodóvar em uma palestra em Los Angeles falando (em espanhol) sobre o uso das cores em seu cinema e comentando quais são suas principais referências em termos de fotografia.