Os 10 filmes que avançam na corrida ao Oscar® de melhor filme internacional



18 de Dezembro de 2019


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou na última segunda-feira (16) os 10 longas pré-selecionados para a disputa do Oscar® de melhor filme internacional. A lista de indicados ao Oscar® 2020 teve número recorde de países disputando indicação na categoria. Cerca de 93 países tentaram uma vaga na premiação.

Destes 10 filmes pré-indicados, 5 serão selecionados como elegíveis ao prêmio. A lista final deve ser divulgada em 13 de janeiro de 2020. Vale lembrar que a cerimônia de premiação acontece dia 9 de fevereiro de 2020.

Separamos a lista divulgada dos filmes pré-indicados ao Oscar® de melhor filme internacional, alguns deles estão em cartaz no Espaço Itaú de Cinema. Convidamos nossos cinéfilos a conferi-los e a escolher seus preferidos. Confira!

1 - Uma Mulher Alta (Rússia)

Este drama russo é inspirado no livro "A Guerra Não Tem Rosto de Mulher", da autora Svetlana Aleksiévitch, vencedora do Nobel de Literatura. A história de "Uma Mulher Alta" acompanha duas jovens mulheres que procuram uma maneira de sobreviver na Rússia após a Segunda Guerra Mundial. Garanta aqui seu ingresso.


Cena de Uma Mulher Alta (2019)

2 - Parasita (Coréia do Sul)

A Coréia do Sul lançou o longa do diretor Bong Joon-ho para concorrer a uma vaga no Oscar® na categoria de melhor filme internacional. "Parasita" trata da desigualdade de classes, abordando a história de uma família que vive na miséria, até que o filho mais velho começa a dar aulas de inglês à uma garota rica. Após bolarem um plano, todos os integrantes da família se infiltram na casa da jovem. Adquira seu ingresso hoje mesmo aqui.


Cena de Parasita (2019)

3 - Dor e Glória (Espanha)

O longa espanhol Dor e Glória, do diretor Pedro Almodóvar, narra a história de Salvador Mallo (Antonio Banderas), um cineasta em declínio que se vê obrigado a refletir sobre as escolhas que fez ao longa de sua vida.


Cena de Dor e Glória (2019)

4 - Corpus Christi (Polônia)

Este longa polonês, dirigido por Jan Komasa, retrata o drama de Daniel, um jovem que experimenta uma transformação espiritual em um Centro de Detenção para Jovens. O crime que ele cometeu impede que ele se inscreva no seminário, porém ele não tem intenção de desistir de seu sonho.


Cena de Corpus Christi (2019)

5 - Aqueles que Ficaram (Hungria)

Dirigido por Barnabás Toth, o representante da Hungria na disputa pelo Oscar® 2020 na categoria de melhor filme internacional retrata a história da jovem Klara (Abigél Szõke) e do médico Aldo (Károly Hadjuk), ambos sobreviventes do Holocausto.


Cena de Aqueles que Ficaram (2019)

6 - The Painted Bird (República Tcheca)

O longa indicado pela República Tcheca e que permanece na disputa a uma vaga na premiação, traz a o drama de um garoto judeu, que era perseguido juntamente com sua família na Segunda Guerra Mundial. Quando a mãe morre, o menino fica sozinho no mundo e procura refúgio em uma floresta, onde sua vida muda para sempre.


Cena de The Painted Bird (2019)

7 - Atlantics (Senegal)

Este drama sobrenatural, acompanha a história de Ada (Mama Sané) que é apaixonado por Souleimane (Ibrahima Traoré), um pedreiro que está trabalhando na construção de um prédio futurista. Entretanto, a garota está prometida para outro homem. Certa noite, os trabalhadores desaparecem no mar e seus espíritos retornam possuindo o corpo de suas namoradas.


Cena de Atlantics (2019)

8 - Honeyland (Macedônia)

Dirigido por Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, este documentário macedônico retrata a trajetória de Hatidze, uma mulher de meia idade, que vive em uma vila isolada na Macedônia do Norte e cuida de uma colônia de abelhas.


Cena de Honeyland (2019)

9 - Truth and Justice (Estônia)

O longa indicado pela Estônia e que continua na disputa por uma vaga na categoria fala sobre um homem que enfrenta a família e comunidade onde vive por um plano para transformar sua terra pobre em uma fazenda abundante.


Cena de Truth and Justice (2019)

10 - Les Misérables (França)

O longa francês, dirigido por Ladj Ly, conta a história de três policiais que tentam ocultar seus rastros e manter a paz depois que a prisão de um adolescente sai de controle e é registrada por um drone que estava de passagem.


Cena de Les Misérables (2019)

Confira algumas dessas grandes produções no Espaço Itaú de Cinema e faça sua aposta para o melhor filme internacional!