15 anos anos de "Matrix”! Separamos 15 curiosidades sobre o filme



21 de Maio de 2014


15 anos anos de



Tem quem seja fã de "Matrix" por causa da mistura de HQ, anime, cultura cyberpunk; ou só pelas atuações da franquia. Hoje (21) faz quinze anos desde o lançamento do filme no Brasil e, para comemorar esse marco do cinema, preparamos uma lista com quinze curiosidades sobre o longa. Confira a lista:

1- Neo, nome do protagonista, é um anagrama de "One" ("Um", em inglês). O nome quer dizer "o escolhido".

2 - O personagem de Keanu Reeves é de tão poucas palavras que a primeira vez que fala mais que cinco frases seguidas é no discurso final.

3 - Will Smith recusou o papel de Neo para gravar "As Loucas Aventuras de James West", enquanto sua esposa, Jada Smith, ficou com o papel de Niobe, em "Matrix Reloaded".

4 - Os Wachowskis, diretores do filme, pediram 80 milhões de doláres para a Warner para a produção de "Matrix". A empresa se recusou e disponibilizou apenas 10 milhões. Os irmãos resolveram gastar todo o dinheiro nos primeiros dez minutos de filme. Quando mostraram o resultado para os executivos, eles ficaram tão impressionados que concordaram com o orçamento pedido anteriormente.

5 - O som de abertura de cada filme da franquia "Matrix" fica um semitom mais alto em cada filme. No primeiro começa com a nota Mi, o segundo com Fá e o terceiro com Fá sustenido.

6 - Na mitologia grega, Morpheus é o deus dos sonhos. Curioso que o Morpheus do filme seja responsável exatamente por acordar as pessoas de seus sonhos, não?

7 - Em 2012, o filme foi selecionado para ser preservado nos arquivos da National Film Registry.

8 - O personagem Neo acorda sete vezes durante o filme.

9 - O nome "Trinity" é uma alusão à trindade religiosa composta por Pai (Morpheus), Filho (Neo) e Espírito Santo (ela).

10 - Keanu Reeves dividiu seu cachê do segundo e do terceiro filme entre os técnicos e produtores, pois achava que eles eram responsáveis pelo sucesso.

11 - A verdadeira natureza do Agente Smith é deixada explícita na placa do carro dele. A indicação "IS 5416″ se refere a um versículo da Bíblia, Ísaias 54:16: "See, it is I who created the blacksmith".

12 - A cena em que Neo e Smith se confrontam armados no ar e caem no chão um de frente para o outro é reprodução de uma cena do filme "The Killer - O Matador".

13 - Os icônicos óculos utilizados no filme são da marca Blinde, que os produz artesanalmente.

14 - A cena de abertura exigiu seis meses de treinamento e levou quatro dias para ser gravada.

15- Uma das falhas do filme são as costeletas de Neo, que mudam de tamanho e formato quando ele vai ao Oráculo.