Curso Panorama do Cinema Japonês

 




Espaço Itaú de Cinema - Augusta


Curso - Panorama do Cinema Japonês


Em oito encontros, de 11 de outubro a 13 de dezembro, sempre às terças-feiras, o professor e crítico de cinema, Sérgio Alpendre, apresentará um panorama do período de maior riqueza da cinematografia japonesa, na sala de cursos do Espaço Itaú de Cinema | Augusta – Anexo.


Curso Panorama do Cinema Japonês


Dividido em dois módulos, o curso fornecerá um panorama desse cinema pouco visto e discutido, com base na análise das obras de alguns de seus principais diretores. O módulo I abordará os mestres, desde o mais ligado a uma tradição contemplativa da cultura e da narrativa japonesa (Ozu) até o mais ocidentalizado (Kurosawa), passando pelos mestres no retrato das mulheres nipônicas (Mizoguchi e Naruse). O módulo II analisará o cinema moderno japonês (que foi chamado de nouvelle vague japonesa), um cinema iconoclasta, de estéticas radicais e de algum escândalo, como por exemplo, Nagisa Oshima, o cineasta dessa geração mais famoso no ocidente em razão de seu Império dos Sentidos, além de Imamura, Teshigahara, Suzuki, Shinoda e Yoshida. Haverá contextualizações e auxílio de textos para ajudar no estudo desses mestres e de outros que filmaram nos períodos de maior riqueza da cinematografia japonesa.

Módulo I - Os Mestres


Aula 1: 11/10 - terça-feira
A era do cinema mudo (1895-1929)
- Kenji Mizoguchi: a força de um olhar + apresentação do cinema japonês
- O cineasta das mulheres.
- O Mizoguchi que conhecemos (a partir de A Feiticeira das Águas, filme mudo de 1933).
- A consolidação artística (1936-1939).
- A difícil fase do militarismo nipônico.
- O retorno do grande Mizoguchi aos temas femininos (1946-1956).

Aula 2: 25/10 - terça-feira
Yasujiro Ozu e a poesia do cotidiano
- As diferenças entre Ozu e Mizoguchi.
- O cineasta da dissolução da família japonesa (Donald Richie).
- O estabelecimento de um esteta (anos 40). - O aburguesamento temático (anos 50).
- Filmes de maturidade (obras-primas a partir de Flor do Equinócio, de 1958).

Aula 3: 01/11 - terça-feira
Mikio Naruse e a mulher japonesa
- Naruse, um niilista.
- O chomingeki nos anos 30.
- "Um cineasta sem estilo".
- O uso brilhante do formato scope.
- Naruse durante a Nuberu Bagu.

Aula 4: 08/11 - terça-feira
Akira Kurosawa e o flerte com o ocidente
- Kurosawa e os "humanistas do pós-guerra.
- A modernidade de Cão Danado, entre outros filmes.
- A fama e o prestígio com Rashomon, O Idiota, Viver e Os Sete Samurais.
- Obras-primas da maturidade artística: Trono Manchado de Sangue, Homem Mau Dorme Bem, Céu e Inferno, Barba Ruiva.
- As dificuldades dos anos 70 e o exílio internacional.
- Dois padrinhos internacionais e o fim de carreira.

Módulo II - A Nouvelle Vague Japonesa


Aula 5: 22/11 - terça-feira
Nagisa Oshima e a ousadia conceitual
- O mais politizado dos cineastas japoneses.
- O início na crítica e os jovens da produtora Shochiku.
- A explosão da juventude nos anos 60.
- O radicalismo da Nuberu Bagu (Três Bêbados Ressuscitados).
- A fase internacional (anos 70 e 80).

Aula 6: 29/11 - terça-feira
Shohei Imamura e a marca da crueldade
- Todos Porcos e a crítica à ocupação americana.
- O cineasta entomologista: Mulher Inseto, Desejo Assassino, Desejo Profundo dos Deuses.
- O difícil período dos anos 70.
- O retorno à ficção nos anos 80.

Aula 7: 06/12 - terça-feira
Seijun Suzuki e a ousadia formal
- Suzuki e o filme de Yakuza.
- Suzuki e as prostitutas.
- Um mestre das cores.
- O radicalismo e o processo contra a produtora Nikkatsu.
- Dez anos sem filmar e um retorno genial em 1977.
- Brilhante prosseguimento da carreira a partir dos anos 80.

Aula 8: 13/12 - terça-feira
Hiroshi Teshigahara+ Masahiro Shinoda +Yoshishige Yoshida
- A parceria de Teshigahara com o escritor Kobo Abe e a obra-prima A Mulher das Dunas.
- Shinoda e Yoshida completam o trio da Shochiku com Oshima (é o núcleo duro da NuberuBagu).
- O crescente radicalismo na segunda metade dos anos 60.
- Uma obra-prima que antecipa, no tom, O Poderoso Chefão: Flor Seca.
- O experimento formal em Eros + Massacre e Purgatório Eroica.
- Os três diretores a partir dos anos 80.

Sobre Sérgio Alpendre


Crítico de cinema, professor, pesquisador e jornalista. Colaborador da Folha de S.Paulo desde 2008 (Ilustrada, Guia Folha e Guia livros, discos, filmes). Doutorando em Comunicação/Cinema pela Universidade Anhembi-Morumbi. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA - USP. Coordenador do Núcleo de História e Crítica da Escola Inspiratorium. Edita a Revista Interlúdio (www.revistainterludio.com.br) e o blog de cinema sergioalpendre.com. Participou do "Encontros Cinematográficos", na cidade de Fundão, em Portugal (Março de 2015). Ministrou uma Master Class na UBI - Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal (Março de 2015). Foi curador da edição de 2014 do festival FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. Foi redator do Roteiro Cinesesc, de janeiro a março de 2015. Foi oficineiro do programa Pontos MIS (de 2012 a 2015). Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa de cinema (de 2005 a 2008). Editou a 4ª edição da Revista da Programadora Brasil (2010). Já escreveu para importantes veículos de imprensa como UOL, Contracampo, Cineclick, Foco, MOVIE, Taturana, Cinequanon, Revista E, Bravo e Filme Cultura. Foi curador das mostras "Retrospectiva do Cinema Paulista" e "Tarkovski e seus Herdeiros", editando também os catálogos de tais mostras. Participa de seleções e juris em festivais de cinema, além de ministrar cursos de história do cinema e oficinas de crítica por todo o Brasil.

Informações:


Período: de 11/10 a 13/12/2016
Horário: das 19h30 às 22h30
Carga horária: 24 horas em 8 encontros
Valor: até 5/10- R$500,00 ou 2 cheques de R$260,00
A partir de 6/10- R$540,00 ou 2 cheques de R$280,00
Aula avulsa: R$100,00
Local: Espaço Itaú de Cinema/Anexo - Rua Augusta, 1470 – Cerqueira César – São Paulo
Vagas: 30 pessoas (mínimo de 20 para a realização do curso)
Inscrições: (11) 3266-5115 - escola@cinespaco.com.br - Rua Antônio Carlos, 288/1º

Realização: