Abertas as inscrições para os filmes brasileiros no Oscar 2015



25 de Agosto de 2014


Conheça os longas que podem ser indicados ao prêmio.

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, deu início na última quinta-feira (21), às inscrições dos filmes que poderão concorrer ao prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira do Oscar 2015.

O prazo para o recebimento vai até o dia 10 de setembro, e só serão aceitas produções exibidas pela primeira vez e por pelo menos sete dias consecutivos de outubro de 2013 a setembro de 2014.

Saibas quais os nomes que podem aparecer nesta lista:

O Lobo Atrás da Porta

"O Lobo Atrás da Porta" dirigido por Fernando Coimbra conta a história de um triângulo amoroso bem perigoso. O longa foi seleção especial no Festival de Toronto, e levou diversos prêmios nos festivais de cinema de San Sebastian, Rio, Havana, Miami e Guadalajara.

Confira nossa programação para esse filme aqui.



Tatuagem

Com direção de Hilton Lacerda, "Tatuagem" conta a história da paixão de um militar e um ator de teatro em meio aos anos 70, em Recife. Ele foi escolhido como melhor filme, melhor ator, melhor trilha e foi Prêmio de Crítica no Festival de Gramado.



Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, conta a história das descobertas de dois adolescentes homossexuais, sendo um deles cego. O filme levou dois prêmios no Festival de Berlim, o prêmio de imprensa e o Teddy, focado em filmes LGBT.



A Praia do Futuro

Em "Praia do Futuro", Wagner Moura dá vida a um salva-vidas que larga sua vida assim que conhece um turista alemão. Seu irmão mais novo Ayrton, parte em busca do irmão na Alemanha. Dirigido por
Karim Aïnouz, o filme chegou a competir no Festival de Berlim, mas não recebeu nenhum prêmio.



Serra Pelada

O longa "Serra Pelada" conta a história de dois amigos que mergulham no garimpo no Pará, a procura de ouro. Com grande elenco, como Juliano Cazarré, Julio Andrade, Sophie Charlotte, Wagner Moura, Matheus Nachtergaele e direção de Heitor Dhalia, o filme teve 13 indicações no último Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.



Os últimos filmes selecionados foram "O Som ao Redor" (2014), de Kleber Mendonça Filho; "O Palhaço" (2013), de Selton Mello; Tropa de Elite 2: o Inimigo agora É Outro" (2012), de José Padilha; "Lula, o filho do Brasil" (2011), de Fábio Barreto; "Salve Geral" (2010), de Sérgio Rezende. Nenhum deles conseguiu ir à disputa. O filme "Cidade de Deus" de 2004, foi o último filme a se classificar recebendo 4 indicações.

A Comissão Especial de Seleção se reunirá no dia 18 de setembro, às 10 horas, em Brasília, para anunciar o filme escolhido. George Torquato Firmeza, Jeferson Rodrigues de Rezende, Luis Erlanger, Sylvia Regina Bahiense Naves e Orlando de Salles Senna participam da seleção.