A história do cinema mais antigo do mundo



24 de Setembro de 2015


Em 26 de Setembro de 1909, ocorreu a fundação do Kino Pionier, o cinema mais antigo do mundo



A história do cinema mais antigo do mundo



Há divergências, alguns dizem que o cinema mais antigo do mundo é o l’Eden Théâtre, na França, que exibiu o famoso filme do trem dos irmãos Lumière. Outros, inclusive o Guinness – Livro dos recordes, colocam o Kino Pionier, na cidade polonesa de Szczecin, como o mais antigo cinema. Nós não vamos entrar neste mérito, mas como o Kino Pionier está completando 106 anos neste dia 26, contaremos a história deste cinema, que se não é o mais antigo, certamente está entre os mais idosos cinemas do mundo.

Ele foi fundado por Albert Pitzke, na cidade alemã de Stettin, que atualmente é Szczecin, na Polônia, tendo como primeiro nome Helios Welt-Kino-Theater. Inicialmente apresentava três opções de filmes e continuou funcionando em meio às duas guerras mundiais, das quais sobreviveu. Foi durante o período comunista, quando o cinema se tornou propriedade do Estado polonês, que o cinema ganhou o nome que carrega hoje, Kino Pionier, que em português significa Cine Pioneiro.

Atualmente a programação consiste em filmes poloneses e também grandes apostas internacionais. Com duas salas convencionais e um café, com um velho projetor e um piano, usado para trilhas de filmes mudos, a atmosfera lembra as antigas sessões.

Confira abaixo a fachada atual do cinema e o café onde acontecem projeções.